Programa Sou: Desabafos de uma estrangeira -->

Desabafos de uma estrangeira

Há 3 anos decidi reiniciar algumas coisas na minha vida e nunca pensei o quanto esse processo seria tão importante na minha vida, na minha inocência eu achei que estar em outro lugar me permitiria recomeçar sem amarras, realmente começar do 0, sem julgamentos, sem problemas.
Me permiti viver desde coisas holísticas até experiências completamente diferente das que eu vivi em São Paulo, mas não sabia que tudo isso seria de tamanha grandiosidade na minha vida. 
Muitos quando se mudam, pensam que a vida será só festa, reuniões com os novos amigos, presentes nas festas especiais, talvez se apaixonar e se relacionar com algum "gringo", afinal, nós brasileiros nomeamos gringos qualquer pessoa de outro país hehhehe 
Na verdade todas essas expectativas de alguma forma acontecem, mas você acaba entrando em um mundo completamente diferente do que você planejou, você poderá adoecer e precisar ir sozinho no hospital ou passar por alguma situação bem ruim e terá que resolver sozinho...Estou escrevendo e fazendo uma retrospectiva de tudo que vivi, me lembro a primeira vez que fiz um exame complexo aqui e me senti muito mal por ter ido sozinha e não ter ninguém para me esperar na sala de espera, na real, eu também não chamei ninguém para me acompanhar, mas confesso que foi muito triste isso, ou de ter tido um dia super difícil e chegar em casa e saber que não vai ter ninguém e dizer "ui tive um dia complicado". 
Aprendi até mesmo que os meus próprios compatriotas nesse caminho e processo de adaptação se esqueceram até da empatia, de cuidar dos "nossos", já me deparei com tantas situações que mesmo não estando sozinha, me senti sozinha e tendo que me virar. No começo eu abria meu coração e portas da minha casa e recebia a todos que precisavam, mas com o tempo, aprendi que precisava fechar a porta ás vezes, que precisava vivenciar a solidão, porque isso me faria ser mais forte no futuro.
Quando se viaja se tem uma experiência completamente diferente de se viver em determinado local, você passa a ver os demais de forma diferente, desde outra perspectiva, é como se você ampliasse sua visão e conseguisse notar coisas completamente diferentes. 


Por exemplo, perceber que em Buenos Aires existe uma certa melancolia no ar, que as pessoas costumam expressar expressões faciais e corporais com maior frequência que as pessoas que eu observava em São Paulo, sobre como as pessoas não curtem muito a claridade e deixam as janelas fechadas durante os dias, até mesmo os dia de sol, sobre como a falta de luz nas casas, por não entrar sol, influencia no humor das pessoas. Percebi que eles costumam reclamar demais e até mesmo depois de um tempo aqui senti que eu também me tornei uma pessoa assim, que reclama, reclama dos aumentos, da frieza, do cheiro do subte (metro), das pessoas andarem com os celulares na mão e te trombam porque estão desatentas, ou de sentir um certo medo ao caminhar pelas ruas.
Na verdade nesse tempo, comecei a pensar em muitas coisas com das quais eu nem pensava e nem acreditava que poderia passar na minha cabeça.
Viver em Buenos Aires é muito bom, aprendi a viver e ter uma qualidade de vida muito melhor do que a que eu tinha em São Paulo, de poder sei lá, ir caminhando até o trabalho, mesmo que isso signifique caminhar 28 quadras, ou de durante o trabalho, parar para tomar um chá e conversar um pouco com a pessoa do lado. Aprendi que se pode sair outros dias na semana e não somente nos finais de semana.
A vida vai te apresentando novas opções todos os dias aqui de coisas que eu jamais poderia ter vivido se continuasse na bolha que eu vivia em São Paulo, mas ao mesmo tempo, fico pensando se ter vindo para cá foi a melhor opção, se pagar para viver literalmente aqui vale a pena, se vale a pena não conseguir juntar um real, porque o peso esta muito desvalorizado e o que se ganha se gasta...eu achava que era conversa para boi dormir, mas é verdade...é bem difícil conseguir comprar algo como um carro, casa ou até mesmo aquela roupa do shopping.
Ultimamente tenho pensado muito sobre o que quero no futuro e eu não sei se continuar aqui será a melhor opção, não vejo futuro viver em um lugar que não posso projetar. 
Tenho aproveitado tudo que posso e que o país me oferece, no começo do ano fiz uma viagem para conhecer todo o sul da argentina, pude ver coisas que meus olhos jamais pensaram ver, consegui iniciar meus estudos em uma área completamente diferente da que eu havia estudado em São Paulo e pagando 1/5 do que eu pagaria em São Paulo, comecei a aprender um novo idioma que eu nem sei se em São Paulo teria a oportunidade....
É bem controverso tudo isso, ter oportunidades únicas e ao mesmo tempo se sentir estagnado.
Vale a pena repensar sempre sobre em que rumo nossas vidas vão tomando com o tempo e sobre onde queremos chegar. 
Nem sempre é tão simples ou tão fácil...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *