Programa Sou: Sobre voltar para o Brasil -->

Sobre voltar para o Brasil

Oiii gente, tudo bem?


Dessa vez decidi escrever sobre algo que sempre penso, mas que até hoje ainda não tive coragem.
Mesmo tendo vivido a minha vida toda no Brasil a incerteza sobre ficar ou voltar me assombra sempre.


Passados 2 anos e alguns meses aqui, sempre me vem essa ideia sobre voltar para o Brasil, porém a indecisão me toma por completo. Ora quero ficar aqui e ora quero voltar.
O que acontece é que sempre que rola um problema o primeiro lugar que quero estar é na cia da minha família, na minha casa de lá, porém, quanto mais tempo se passa longe do país, mais você se habitua com o novo lugar.


Apesar de todos os porens, Buenos Aires se tornou minha casa durante todo esse tempo, lutei com todas as minhas forças para fazer dar certo, arrumei trabalho, fiz grandes amizades, conheço meus vizinhos, a moça do pet shop, o açougueiro, a senhora do sacolão, consegui finalmente uma casa que tem cara de casa e que sinto vontade de arrumá-la como sendo minha.


Ao mesmo tempo que morar em outro lugar te dá inúmeras possibilidades, sempre penso sobre onde é o meu lugar, provavelmente outras pessoas tenham essa mesma sensação e compartilhem do que estou passando, outros acharão que é frescura e que do mesmo jeito que vim posso voltar.


Pensando nos pontos a favor da minha volta:


  • Família;
  • Amigos de toda a vida;
  • Não ter que passar perrengues (é bem provável que eu esteja enganada);
  • Não pagar aluguel;
  • Não perder mais momentos importantes com as pessoas que amo
  • Voltar para a minha zona de conforto


Pontos a favor de continuar morando em Buenos Aires:

  • Continuar aprendendo sobre uma nova cultura
  • Minhas novas amizades
  • Novas oportunidades profissionais (que no Brasil eu não conseguiria)
  • Oferta de cursos com excelente custo/benefício
  • Liberdade
  • Me identifico mais com o idoma e música
O grande fato mesmo é que sempre que volto, me sinto super amada pela minha família e amigos, porém nao sinto mais que faço parte de São Paulo, nao gosto mais de ver quanto as pessoas curtem viver de aparencias ou falar sobre quantas coisas possuem...sei que estou generalizando, mas muita gente em São Paulo só sabe ostentar e na verdade vivem bem pouco pensando nas próximas aquisições. Eu sempre volto e penso, como seria a minha volta? Levar tudo para casa, me apertaria no meu quartinho na casa dos meus pais, tiraria a paz dos meus pais que voltariam a se preocupar muito, incluiria o Pupi novamente na rotina deles, teria que seguir certas regras, teria que arrumar um emprego, começar do 0 com muitas coisas, mas também poderia me dedicar mais aos meus projetos pessoais como o blog por exemplo, poderia encontrar algo que me completasse e até poderia voltar a viver a vida como eu vivia antes com a cabeça que tenho hoje.

Em 2 anos e pouco aqui eu mudei tanto, que nem eu mesma consigo me entender.
 
Ps: Alguém já teve essa experiência de voltar para o Brasil e que queira compartilhar?

Na verdade a vida é muito curta para ficar com tanto medo e com tantas preocupações, mas de fato não saber o que fazer tem me tirado o sono.

Beijos Beijos








6 comentários:

  1. Deve ter sido difícil para vc se acostumar em outro pais, mais minha humilde opinião. Você é nova e está tendo uma oportunidade incrível em outro pais e aqui no Brasil as coisas não estão fáceis. Se fosse eu, continuaria no pais que está pelo menos por enquanto. Mais faça o que seu coração mandar e vc vê o que é melhor pra vc, beijos

    ResponderExcluir
  2. De fato não da pra generalizar os moradores de SP eu nasci e cresci aqui e sinceramente a penso o contrario mesmo tendo varios problemas e morando com meu marido ha 8 anos não troco minha cidade que vi crescer junto comigo por outra. Dúvidas sempre irão surgir mas tente seguir seu coração levando o cérebro junto.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive essa experiência, mas tem que analisar bem esses prós e contras que separou para tomar a melhor decisão, a saudade da família pode ser grande, mas o aprendizado fora do país pode ser ainda maior.

    ResponderExcluir
  4. Olha, minha irmã foi para Irlando estudar, ficou um tempo e voltou quando o visto venceu. Quando ela estava no Brasil chamaram ela para um estágio na Irlanda e ela renovou o visto e conseguiu voltar pra Irlanda. Depois desses dois períodos ela não conseguiu mais renovar o visto, mesmo com a ajuda de todos na empresa onde ela trabalhava e precisou voltar para o Brasil.
    Ela não conseguiu se adaptar novamente, tanto que entrou em depressão e só sabia chorar. Ele reclamava do segurança, da saude, do transporte, das vagas de trabalho...de tudo, pq era tudo muito diferente da Irlanda.
    A sorte é que ela estava namorando quando voltou para o Brasil, ele veio conhecer a familia dela (nós) e depois de alguns meses eles resolveram casar e ela conseguiu voltar pra lá.
    Ela diz que a saudade da familia é muito grande, que o aperto no coração quando tem algum problema por aqui é maior ainda...mas que ainda assim ela não voltaria a morar no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o melhor a fazer na hora de tomar uma decisão dessas, é deixar o coração falar mais alto!

    ResponderExcluir
  6. Bem complicado, até te entendo. Mas se fosse eu, acho que não aguentaria tanto tempo longe assim da minha familia... Gosto de coisas novas, só que momentâneo! Adoro minha vida aqui.

    Dependendo do que você decidir, coloque sempre Deus na frente.. se for da vontade dele vc voltar, vc volta e Ele providência tudo... Se não for... Ele continuará te abençoando aí tbm.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *