Programa Sou: O que preciso fazer para morar na Argentina? -->

O que preciso fazer para morar na Argentina?

Oii gente
Recebo diariamente perguntinhas sobre o que é necessário para morar na Argentina e decidi escrever um pequeno manual para te ajudar nesse processo de organização de uma grande mudança.
 
Primeira coisa que voce precisa ter em mente:
 
Porque eu quero morar na Argentina?
Voce precisa fazer uma listinha e refletir sobre isso...
 
Uma mudança de país é muito drástica e impacta em muitas coisas e que você deberá refletir muito antes de tomar qualquer decisão. Não pense que mudando de país seus problemas se acabaram que você inicialmente terá uma vida incrivelmente maravilhosa e estável, pois qualquer mudança no começo nem sempre é fácil.
 
Decidindo vir morar em Buenos Aires, você deverá refletir sobre o que esta disposto a fazer, se virá para estudar, trabalhar, viver ou o que te atraía a essa mudança.
 
Pensando nos pontos burocráticos, para viver mais de 3 meses aqui e ter um trabalho ou estudar voce deverá se organizar para tirar o DNI - Documento argentino para poder trabalhar e estudar de maneira legal.
 
O que voce precisará para tirar o DNI:
 
  • Antecedentes criminais brasileiros, voce precisa entrar nessa página e solicita online: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/antecedentes-criminais. Com esse documento pronto, voce precisa ir no MRE no Brasil e solicitar o carimbo de convenio Brasil - Argentina ou estando aquí em Buenos Aires, levar no Consulado do Brasil para que carimbem.
  • 2 fotos 3x4 (em caso nao queira tirar uma foto nova em migraciones)
  • Os antecedentes penais argentinos voce primeiro devera solicitar no seguinte site: http://www.dnrec.jus.gov.ar/InicioTramite/, deverá escolher pela sede que fica mais próxima a sua residencia, escolher o tipo de tramite que quer fazer e o tempo para obter o documento (como todo bom brasileiro rsrsrs sempre deixamos para a última hora, entao voce poderá escolher dentre as opcoes o que melhor te atender),comparecer no local, pagar e receberá por email o certificado.
  • Comprovante de domicilio, voce conseguirá indo em uma delegacia próxima da sua residencia, deberá informar que precisa de um comprovante de domicilio e vao te pedir algumas informacoes básicas. Depois voce devera aguardar uma semana, que é o tempo que leva para voce receber na sua casa, em caso nao receba, vá novamente e verifique o que aconteceu.
    Com esses documentos estando ok, voce precisará agendar um dia para ir no migraciones: http://www.migraciones.gov.ar/accesible/indexD.php e levar todos esses documentos.
    OBS: Faca essa documentacao com um prazo de 1 semana e meia antes do dia agendado em migraciones.  
    Além disso, após finalizar o processo do DNI vao te entregar uma folha que se chama Precária, com essa precária, voce poderá trabalhar e estudar. O único é que se conseguir um trabalho "en blanco", vai precisar ir em um lugar chamado Anses (https://www.anses.gob.ar/).
     
    Obs: Guarde cópias de todas essas informações, é sempre bom ter. Se você um dia mudar de endereço, não tem problema, pelo menos eu nunca tive. O único detalhe é que se você nao receber em até três meses, precisará renovar sua precária.
     
    Voce virá para trabalhar? Estudar?
     
    Para estudar você precisará da seguinte documentação:
     
  • Se voce vier para estudar, passe na escola que estudou e peça o Histórico escolar e o certificado de conclusão do ensino médio.
  • Verifique onde esta a firma das pessoas que assinaram esses documentos citados acima e reconheça e autentique as firmas.
  • Verifique na escola que você estudou, em qual lugar você precisa ir para obter o carimbo da Secretária da educação.
  • Depois de ter essa documentação ok, você precisará levar tudo no Ministerio de Relações exteriores e pedir que carimbem com o carimbo do acordo Brasil e Argentina. Aqui vai o link para que vocês possam verificar os endereços: http://www.itamaraty.gov.br/
  • Ou você poderá solicitar a Apostila de Haia, pesquise nesse site os cartórios que façam: http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia/cartorios-autorizados, como eu nao fiz, não sei informar com precisão.
  • Todos os documentos feitos no Brasil, ok?
  • Vamos agora para a parte da Argentina, você precisará levar essa documentação no MEA que é o orgão que realiza a validação dos documentos escolares aqui na Argentina. Entrem no link a seguir: http://titulosvalidez.educacion.gob.ar/validez/v_turnos/index.php. Recomendam entrar na página no primeiro dia de cada mes, se possível o mais cedo possível. Você precisará ter muita paciencia, mas dizem que quem acredita sempre alcança.
     
    Para conseguir um trabalho:
     
  • Primeiro, ter em mente o que estaria disposto a fazer. Eu cheguei e no começo trabalhei em bares que não pediam o DNI, então fui fazendo vários bicos, trabalhei entregando café da manhã no Once.
  • Não saia pensando que vai sair do Brasil e conseguirá um emprego como gerente geral de uma empresa hahahah, seja realista.
  • Estude o espanhol antes de vir, te ajudará muito a conseguir algo.
  • Se inscreva nos seguintes sites de emprego:
     
    Como conseguir uma casa:
  • Com relação a casa, você precisará levar em consideração alguns aspectos:
  • Qual é o tipo de vida que você leva, de qual lugar do Brasil você é, o que esta disposto a fazer...
  • Me refiro de modo geral, porque se você mora com os pais, é provável que não tenha muita noção de alugueis. Se você mora em uma cidade grande talvez esteja acostumado com os preços elevados das grandes cidades.
  • Você vai vir morar sozinho? Você dividiria casa? Dividiria quarto? Em qual região gostaria?
    Com base na minha experiência, morar sozinho é uma delícia, mas eu me sentia muito sozinha, gastava muito dinheiro com o aluguel e nem era tudo isso a casa.
    Em geral, para que você possa alugar um apartamento sozinho, precisará procurar por apartamentos temporários (visto que aqui é bem difícil conseguir um que não seja temporário). A duração dos contratos desses temporários é de 6 meses, para poder alugar, precisará de mais ou menos 3 alugueis ( 1 de comissão, 1 aluguel adiantado e 1 mes de depósito).
    Atualmente alugo e pago diretamente para o dono, consegui em uma pagina que se chama: https://www.soloduenos.com/ . Mesmo esquema, alugo por 6 meses e renovo pelo tempo que desejo. O único problema, é que sempre que passam 6 meses aumenta o valor do aluguel (pelo menos 15%).
    Eu pago por mes no meu quarto, por volta de 5.100,00 pesos (um pouco menos de 1 mil reais).
    Nessa página, vocês poderão ter uma idéia do que poderão encontrar e para ter uma média de preços: https://www.compartodepto.com/ .
    Quero deixar bem claro, essa é a minha experiência com relação aos assuntos citados. Espero que ajude vocês.
    Beijos Beijosss
     
     
     







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *