Programa Sou: Vale a pena vir morar em Buenos Aires? -->

Vale a pena vir morar em Buenos Aires?

Olá Pessoal,
Resolvi fazer essa postagem porque diariamente recebo mensagens perguntando se vale a pena vir morar em Buenos Aires para estudar e trabalhar.
Vou dar a minha opinião e espero de verdade que possa solucionar essa dúvida.

Vale a Pena morar em Buenos Aires e tentar a vida por aqui?

Primeira questão: Você sabe falar espanhol?
Não, sim? 
Eu acredito que esse seja o primeiro questionamento que você deva fazer, por se tratar de outro país. Antes de sair da sua casa para ir morar em outro país, lembre-se que o idioma é extremamente importante.
"Ah Bianca, sempre vejo tantas pessoas indo morar fora sem falar o idioma e acabam aprendendo com o tempo".
Sim, é verdade, mas você terá condições de se manter sem precisar trabalhar ou estudar até aprender o idioma e poder começar a procurar trabalho?
Sim, aqui também tem muita gente que fala português e pode te ajudar, mas nem todos os trabalhos contratam pessoas que não tenham um nível entendível do idioma.
Então recomendo que você estude e se prepare.

Segunda questão: Você provem de ajuda financeira ou pezinho de meia?

Buenos Aires é uma cidade caríssima. Principalmente quando o assunto se trata de aluguel e alimentação.
Aluguel para estrangeiro é mais caro e você precisa ter mais ou menos 3 x o valor do aluguel. Para alugar um apartamento você precisa pagar um mês adiantado, um mês de comissiones (para quem te ajudou a achar o ap ou imobiliária) e 1 mês de depósito (que seria em caso quebre algo na casa, caso não aconteça isso no final do contrato será devolvido o valor de volta para você).
Inicialmente eu recomendo que você alugue um quarto ou que fique em um hostel. Assim, você economizará mais e poderá conhecer gente para não se sentir tão solitário.

link para alugar quarto: http://www.compartodepto.com/

Terceira questão: Quanto preciso para me manter até achar um trabalho?

Eu quando cheguei aqui trouxe 10 mil, gastei muito dinheiro com besteiras porque não sabia exatamente como era o processo. Então gastei dinheiro com cópias que não eram necessárias, fui a lugares para fazer documentação e quando cheguei não era o lugar correto. 
E também nos meus primeiros quinze dias aqui já fui procurar trabalho. Fui em restaurantes, cafeterias e bares e deixei meu currículo. Fui chamada por um e comecei a ir sempre. Ganhava bem pouco, mas já ajudava bastante, além de dar aulas de português. Como eu conseguia alunos? Sempre que conhecia algum estrangeiro e me perguntavam o que eu fazia eu dizia que dava aula e assim consegui meus primeiros alunos.
Se você não tiver medo de tentar, você encontrará diversas opções para trabalhar por aqui.
Mas, lembre-se, você precisa saber falar algo, caso contrário, você não entederá absolutamente nada e ninguém entenderá o que você esta tentando falar.

OBS: Muitas empresas procuram funcionários que saibam falar português e por sermos brasileiros já é meio caminho andado.

Quarta questão: Você realmente esta preparado para uma mudança de cultura?

Pense sempre que com a mudança de país, infelizmente não somos nada no outro país e tão pouco conhecemos alguém que possamos confiar de olhos fechados  e é natural se sentir sozinho. Recomendo você fazer uma reflexão sobre o quanto você estará disposto a aguentar e se tem dificuldades para fazer as coisas sozinho.


Quinta questão: Estudar aqui vale a pena?

Sim, tanto em universidades públicas quanto privadas. O único detalhe será ter paciência. Os trâmites são os mais chatos, mas nada impossível.

Ex: Minha pós aqui custa em média 500 reais e o nível é excelente e como já mencionei antes, se você não souber falar, vai ser difícil entender o que os professores estão falando, ou ter que fazer uma prova.

Sexta questão: É difícil arrumar trabalho?

Não, mas voce precisa ter experiencia e ter trabalhado em boas empresas, isso facilita muito. Voce vai precisar ser persistente e mandar 1000 currículos para que te chamem. 
Te falo isso, porque eu mandei muitos currículos até me chamarem de fato e esse processo demorou em torno de 3 meses para conseguir um trabalho. Durante esses 3 meses como mencionei anteriormente, trabalhei como garçonete e dei aulas de portugues.
O processo seletivo na empresa que trabalho consistiu em 3 entrevistas, 1 exame psicológico, exame de sangue, urina, raio- x do torax, exame clínico...(Esses exames são obrigatórios aqui na Argentina).


Prepare-se mentalmente e fisicamente.

Qualquer situação aqui é muito mais intensa e se você não tiver recursos para trabalhar cada um desses fatores você provavelmente demorará muito mais tempo para se reerguer. Qualquer mudança é difícil, mas lembre-se que em qualquer lugar você sempre conhecerá pessoas boas e não tão boas. Mas acima de tudo SEJA FELIZ e escolha tudo com muita sabedoria.


Dúvidas, estou ás ordens!
Beijos beijos



6 comentários:

  1. Ótimas informações. Planejo ir para Argentina este ano.

    ResponderExcluir
  2. Eu ia gastar meu dinheiro no pudim kkkkk
    ia levar água do Brasil kkkk

    não e fácil acostumar a mta coisa
    Comida com pouco sal

    Na sua opinião quais são as maior dificuldade no começo
    costume**

    melissa feitosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,
      Sim as vezes gastamos muito dinheiro por aqui hehehehe principalmente com comida tbm ahhahaha
      A grande verdade é que é muito difícil se acostumar com o comportamento das pessoas, nem sempre sao tao amaveis. Mas, para se acostumar, eu fiz amizade com pessoas de varios paises, comecei a trabalhar e consegui entender um pouco o porque nem sempre são amáveis.
      Acho que se acostumar a um novo lugar requer tempo, sempre passaremos por problemas e precisamos sempre pensar no plano A,B,C...
      Espero ter respondido!
      Bjs

      Excluir
  3. Suas informações foram mais do que ótimas. Estarei indo morar em BsAs ano que vem e saiba que suas dicas me fez pensar se eu realmente estou preparada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou! Esse é o objetivo, ajudar as pessoas a terem um maior entendimento sobre os impactos de uma mudança. Qualquer coisa, estou por aqui!
      Bjs

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *